top of page
  • Foto do escritorMarcela Silva Teixeira

Ao novo e além!


A vontade de participar do VIII Jornalismo Sem Fronteiras, edição Buenos Aires, veio da junção do jornalismo com o espanhol. Isto é, finalizei um curso de espanhol há poucos meses e, como uma forma de consolidar esses estudos, queria viajar e poder praticar os novos conhecimentos adquiridos. Na procura por essa imersão, encontro o programa de correspondente internacional. Pronto, está feito! A união perfeita entre o idioma e uma vivência única dentro do jornalismo, minha futura profissão.


Estive em Buenos Aires em 2006. Era pequena e, infelizmente, não me recordo de muita coisa. Por esse motivo, tudo terá um ar de novidade. Estou ansiosa pelo tour histórico, acredito que auxiliará na hora de contextualizar as reportagens. Uma cidade tão rica culturalmente nos aguarda. O bate papo com a Cristina Veiga deu um gostinho de como serão os nossos encontros com os correspondentes. É sempre válido ouvir experiências e vibrar com cada história. Serão momentos para nos abastecermos com as suas bagagens e trajetórias. Fato que irá somar com as visitas nos veículos de comunicação. Como tudo isso que conversamos até agora funciona, de fato, na prática? Ah, nem preciso comentar que estou torcendo para que o convite de participar da reunião de pauta apareça, né? Cruzem os dedos daí que eu cruzo daqui!



De todas as vontades, não tem como esconder a principal. Aquela que é uma mistura de sentimentos, a junção do entusiasmo com o medo. Como já dizia um dos nossos grandes pais do jornalismo, Gay Talese, a arte de sujar os sapatos. A vontade de ir para as ruas, entrevistar e correr contra o tempo. A preocupação é grande. Será que vai dar? Vou encontrar tudo que preciso? No final, a produção vai ficar boa? Muitas respostas são sim. Outras, não. Mas, aí que entra o desafio e a vontade de encarar, bater no peito e falar: VAMOS!


Tudo que depende de um pouco de coragem é mais gostoso. Esse é o meu sentimento quanto ao programa. Estou disposta a absorver o máximo da experiência, aproveitar cada segundo e conhecer o novo. Novas pessoas, novos lugares, novos personagens e novas pautas. Logo, rumo ao novo!

26 visualizações0 comentário
bottom of page